Caracterização

MONTE REAL
Monte Real pertence ao concelho de Leiria, com 12,23 km² de área e 2 936 habitantes (2011). Densidade: 240,1 hab/km². Foi sede de concelho entre 1292 e o início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 829 habitantes. Localizada no centro do país, a 17 quilómetros a Noroeste da sede do concelho e do distrito, com rápidos e fáceis acessos (A17, A1 e A8), é servida pela linha de caminho de ferro do Oeste. É formada pelos lugares de Monte Real, Serra de Porto Urso, Segodim, Granja e Brejo. Confronta com as Freguesias de Carreira, Ortigosa, Amor, Carvide e Marinha Grande.
Monte Real envolvida por todos os lados de uma densa mata de pinheiros e eucaliptos, é recomendada pela pureza do ar, a bondade das águas e a amenidade quase inalterável da temperatura. Os arredores são encantadores e do alto das termas obtem-se uma soberba vista sobre os cabeços dolomíticos de Monte Real e Monte Redondo, dos quais os separa o campo da Salgada, coberto de juncais e banhado a meia distância pelo Lis.
 
CARVIDE
Banhada pelo rio Lis, Carvide ocupa uma área de cerca de 12,5 Km2 a Oeste do Concelho de Leiria confrontando a Oeste com a Freguesia da Carreira, a Sul com a Freguesia de Monte Real e a Norte e a Oeste com a Freguesia de Vieira de Leiria, esta pertencente já ao Concelho de Marinha Grande. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º49’ e 39º52’ Norte e pelos meridianos 8º52’ e 8º55’ Oeste. É formada pelos lugares de Carvide, Moinhos de Carvide, Água, Boco, Brejo, Carpalho, Carvalheiros, Casal de Baixo, Gândara de Além, Gândara de Aquém, Granja, Junqueiros, Lameiro, Loureiros, Outeiro da Fonte e Pedrulheira.