logo-autarquia

A obter dados...

Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe

Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe


No dia 13 de outubro, celebra-se o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes. Este dia é promovido pelas Nações Unidas para sensibilizar sobre a prevenção e minimização de riscos de desastres naturais e tecnológicos.

O concelho de Leiria está exposto a várias situações que podem causar danos à comunidade, como incêndios rurais, cheias, sismos, tempestades, riscos industriais, entre outras situações.

A Proteção Civil Municipal atua, ao nível do Município, na prevenção e gestão de riscos, e na proteção de pessoas, de bens e do meio ambiente, em situações de emergência ou catástrofes. Já as Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC), são equipas formadas por voluntários, que atuam na preveção de desastres, no apoio à população em situações de emergência, e na sensibilização e informação da comunidade local.

No mês da prevenção e redução de riscos de catástrofes, informe-se e participe em ações de (in)formação, em eventos de sensibilização, e consulte as medidas de autoproteção.

Alguns contactos úteis:

  • Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria, e Bombeiros Sapadores de Leiria: 244 849 700
  • Bombeiros Voluntários da Ortigosa: 244613 700
  • Guarda Nacional Republicana (GNR): 244 830 150;
  • Polícia Judiciária (PJ): 244 845 200
  • Polícia de Segurança Pública (PSP): 244 859 859
  • Hospital Santo André: 244 817 000

Publicado por: União das Freguesias de Monte Real e Carvide

Publicado em: 01-10-2026

Documentos


Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes

Partilhar