logo-autarquia

A obter dados...

Moinho Gil


🌿 Moinho Gil

Coordenadas: N 39.85163º, W 8.90990º

O Moinho Gil, também conhecido simplesmente como “Moinho do Gil”, é uma azenha atualmente abandonada, localizada no lugar dos Moinhos de Carvide. O acesso faz-se pela estrada entre Moinhos e Lameiro, entrando na Rua do Moinho, nº 109. Está inserido numa zona periurbana, já com várias moradias recentes nas proximidades.

Situa-se a cerca de 412 metros da Azenha dos Matos e a 480 metros do Moinho do Mira. Inicialmente, a sua função era agrícola e industrial, tendo sido um importante ponto de produção local.

Ainda é possível observar a casa de habitação, que incluía a sala das mós com um casal de pedras, uma cozinha, uma sala e três quartos. Mais tarde, foi construído um barracão onde funcionava um forno para cozer pão. A calha que conduzia a água para a roda da azenha também se mantém visível, um testemunho da engenhosa utilização da água para a moagem.

O último proprietário conhecido, Adelino Manuel Granjeiro da Silva, adquiriu o moinho há cerca de 20 anos, já inativo há cerca de 10 anos, desde os finais da década de 1970. Adelino recuperou parte da casa construída em tijolo e cimento, que complementava as paredes originais em surraipa e adobos.

A propriedade pertenceu à família Ribeiro-Gil: Manuel Ribeiro (1900-1985) e Cristina Helena Gil (1900-1982), avós de Adelino. Manuel herdou o moinho dos pais, comprando depois a parte dos irmãos, e viveu com a esposa onde tiveram nove filhos. Posteriormente, venderam a azenha a um padre de Torres Novas, mas permaneceram como rendeiros pagando uma renda anual em milho. Quando a renda foi aumentada, Manuel Ribeiro deixou o local.

Após várias mudanças de rendeiros, o moinho foi vendido a “Ti Gil”. A filha de Manuel Ribeiro, Generosa Gil, tentou recuperar o moinho mas acabou por vendê-lo a Adelino Silva, que recentemente o trocou por uma casa junto com terrenos.

 

****************************************************************

As informações apresentadas foram retiradas do Estudo realizado no âmbito da disciplina História Local e Cidadania para o Património, do curso de Educação Básica da ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e assentam na pesquisa e análise de um bem cultural de interesse histórico e patrimonial.

Pela sua grande importância e pelo esquecimento a que estão votados no Presente resolveram as autoras incidir este trabalho sobre os Moinhos de Água, um conjunto de moinhos de rodízio e azenhas existentes na nossa freguesia, Carvide.

As autoras

Ana Paula Domingues

Elsa Maria Pereira

Carvide, Maio de 2009

Publicado por: União de Freguesias de Monte Real e Carvide

Última atualização: 04-08-2025

Partilhar