A obter dados...
Coordenadas: N 39.84863º, W 8.90319º
Mais conhecido no passado como “Moinho da Laurinda” e atualmente apelidado “Moinho do Moleirinho”, este moinho situa-se na Rua Principal que liga Outeiro da Fonte aos Moinhos de Carvide, dentro da Quinta de Santa Quitéria, no início do lugar dos Moinhos de Carvide.
É alimentado pelas águas da Ribeira do Sardão, em conjunto com o Regato dos Arrojadouros, que após passarem pelo Lavadouro do Outeiro da Fonte, seguem para o tanque montante que servia de represa para o moinho. A sua utilização foi, ao longo dos tempos, agrícola e industrial.
Pertence a Manuel Moleirinho Marques, nascido em 1925, sendo também proprietário da Azenha do Porto da Cepa e do Moinho de Caldeira, que dista cerca de 394 metros deste moinho.
Embora esteja atualmente abandonado, o moinho não se encontra em ruínas. Ainda é possível observar a casa de habitação onde funcionava a sala das mós, equipada com um casal de pedras de moagem, uma cozinha com o forno tradicional para cozer pão, uma sala e dois quartos. No exterior destaca-se o tanque de água que servia como represa.
Este engenho era conhecido como “Moinho da Ti Laurinda”, em homenagem à sua última moleira, Ti Laurinda, que o fez funcionar nos seus últimos anos de atividade.
****************************************************************
As informações apresentadas foram retiradas do Estudo realizado no âmbito da disciplina História Local e Cidadania para o Património, do curso de Educação Básica da ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e assentam na pesquisa e análise de um bem cultural de interesse histórico e patrimonial.
Pela sua grande importância e pelo esquecimento a que estão votados no Presente resolveram as autoras incidir este trabalho sobre os Moinhos de Água, um conjunto de moinhos de rodízio e azenhas existentes na nossa freguesia, Carvide.
As autoras
Ana Paula Domingues
Elsa Maria Pereira
Carvide, Maio de 2009
Publicado por: União de Freguesias de Monte Real e Carvide
Última atualização: 04-08-2025